O retorno à Cantina Bizarra

postado em: Lugares 5

Já falei sobre alguns lugares pitorescos onde costumamos almoçar aqui perto do serviço. Volto a um deles, que parece ter despertado curiosidade nos leitores. É a famosa ‘Cantina Bizarra’, também conhecida como Trattoria del Michele, localizada no número 792 da rua Turiassú, em Perdizes.

É uma cantina simples, sem grandes pretensões, que passa despercebida se você não a estiver procurando. Ficou fechada em dezembro passado para reformas. Quando reabriu, apenas as paredes estavam pintadas de verde e branco, em homenagem ao Palmeiras. Ou seja, mudou, mas não para melhor.

Toda a educação e finesse do proprietário, ‘Don Michele‘, também já relatei na crônica anterior. Grisalho, óculos pendurado no pescoço, camisa desabotoada até o umbigo e sandálias gastas, é a prova viva de que Darwin estava errado. Outro dia perguntamos quais os ingredientes de um determinado molho e o gentleman respondeu: “Olha aí na última página do cardápio que tá tudo explicado, assim vocês não ficam me perguntando”. Por outro lado, os garçons, em especial o Pelé, sabem atender bem e com bom humor. Não anotam o pedido em lugar algum e nunca erraram nossos pratos.

Em outra ocasião, mais recente, formos à cantina num dia bem quente. No teto, um ventilador desligado. Pedimos a Don Michele para ligar o ventilador. Ele nos indicou o interruptor na parede. Ligamos e… nada. Vendo o problema, Michele berra: “Pelé, traz a vassoura!”. E veio o Pelé, com a vassoura, e começou a bater nas pás do ventilador. Como que desperto de um sono milenar, o ventilador começou a se mover e fazer um ruído assustador, além de derramar poeira que parecia acumulada desde a época dos faraós. Estávamos refrescados, mas ficou o medo de morrermos decapitados caso o ventilador despencasse a qualquer momento.

Mas não se deixe levar pelas impressões. A comida do lugar é sensacional. Especialmente a lasanha à bolonhesa. Desde que a provei pela primeira vez, nunca mais consegui pedir outra coisa. Todos os pratos parecem ótimos, mas ir à ‘Cantina Bizarra’ e não pedir a lasanha é, para mim, impensável. Ultimamente as porções têm vindo um tanto desproporcionais – um mesmo prato vem em tamanhos diferentes na mesma mesa. Mas isso só serve para aumentar o folclore da casa. Dê uma chance a Don Michele.

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

5 Responses

  1. AleGT
    | Responder

    Cara, já que você esta falando de lugares bizarros, tenho uma boa lista de lugares que irão fazer sua vida mais feliz (ou quase). Para começar, procure por um chamado VICO D’O SCUNIZZO. O lugar é bacana, mas, prepare o bolso e, preferencialmente não vá com muita fome….rs…. Vale a visita…. a descoberta e a “sutileza” napolitano dos garçons ítalo-pernambucanos….rs

  2. Claudinei
    | Responder

    Venho até aqui neste Blog e dou de cara com este post. Achei divertido e já anotei na minha agenda para uma futura visita. Mas como um bom Palmeirense, que história é essa: “Quando reabriu, apenas as paredes estavam pintadas de verde e branco, em homenagem ao Palmeiras. Ou seja, mudou, mas não para melhor.” Vc vai precisar se explicar e mto comigo meu amigo….
    Valeu pela dica do local.
    Um grande abraço!

  3. fabio
    | Responder

    Boas!
    Conheço essa cantina tem uns 10 anos, mas não cheguei a conhecer o dono original (o Michele do nome); o senhor (muito bem) descrito chama-se André, foi amigo ou sócio do Michele, e toca o negócio há um bom tempo.

    O lugar realmente é folclórico, mas de uns tempos pra cá, reduziram (bastante) as porções – um prato era suficiente pra duas pessoas, o que não aconteceu nas últimas visitas…

    O Vico citado pelo AleGT tem uma cozinha melhor, na minha opinião, mas o custo realmente é mais alto lá… Aliás, a lazanha deles, pra mim, é melhor que do Michele – vale conferir e comparar 😉

    Abraço!

  4. Edson Marques
    | Responder

    Conheci o próprio Don Michele. Ele era um pouco diferente do atual proprietário, André.

    Era mais grosso… rs!

    Mas, visto por outro ângulo, simpaticíssimo…

    A comida é realmente sensacional.

  5. Áurea Alves
    | Responder

    A cantina com jeito de boteco. Seu André tinha um fornecedor de grapa, que era de Cotia, que morreu.
    Pelé é piauiense, simpaticíssimo.
    Não me esqueço do Fuzili siciliano, canudo de massa enrolado, feito artesanalmeente que é meu pedido favorito, com qualquer um dos molhos ótimos.
    Lugar para sentar, conversar com o dono. Falar mal do Parmera, sim. E tem sobremesas como o pastieri di granna.
    Recomendo sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.