Simples hábitos diários para despertar motivação no que fazemos

postado em: Cotidiano 1

Paixão pelo que fazemosNão é a primeira vez que toco nesse tema e nem será a última. Quem acompanha meu blog sabe que sou adepto do conceito de que todo mundo deve fazer aquilo que ama. Fazer as coisas com paixão, independente do que seja. Já falei um pouco disso aqui e aqui.

Creio firmemente que as pessoas devem se dedicar ao que elas nasceram para fazer – seja vender cachorro-quente na esquina ou reger uma orquestra sinfônica. Não importa, desde que você seja feliz fazendo isso e que faça com paixão. Esse é o grande (e talvez único) diferencial entre profissionais brilhantes e medíocres. Ou você faz o que ama, ou viverá reclamando sempre. Mas será fácil encontrar a paixão que nos ajuda a incorporar aquela obsessão pelo que fazemos, querendo ser sempre maiores e melhores?

Aparentemente, sim. É tudo uma questão de dedicação e exercícios diários. Existem hábitos que podem nos ajudar a despertar aquele fogo interior que nos inunda de criatividade, empolgação, paixão e dedicação, tornando o mundo um enorme parque de diversões. Listo abaixo nove hábitos sugeridos por Scott Dinsmore, do site LiveYourLegend, que podem ajudar a despertar essa paixão. Nem todos são tão fáceis de seguir (o sétimo, por exemplo), e eu mesmo tenho muito a aprender com essa lista. Mas é um ótimo ponto de partida. Segue abaixo:

Simples hábitos diários para despertar sua paixão

Por Scott Dinsmore

1 – Cerque-se de pessoas apaixonadas. Isso é fundamental. Muitos não acreditam que você pode fazer o trabalho que você ama porque estão constantemente cercados por pessoas que odeiam seus trabalhos e não sabem o que as motiva. Isso precisa mudar. Aqueles que o cercam têm tudo a ver com seu sucesso e sua crença do que é possível fazer. Levantamos ou afundamos dependendo de quem está ao nosso lado.

A paixão é contagiosa. Você precisa ter um ambiente que incorpore isso. Precisa do suporte de uma equipe que acredita naquilo que você acredita. Pessoas que sonham tão alto quanto você ou mais. Eles não apenas lhe darão ideias, mas condicionarão a crença de que fazer o que se ama é uma regra. Eles serão o combustível da sua paixão e tornarão possível (e até normal) o impensável. Você passará a exigir o mesmo de si próprio.

É crucial entender isso corretamente. Todos precisamos de encorajamento.

Olhe ao redor. As pessoas que você vê lhe inspiram e motivam? Elas estão fazendo coisas épicas? Elas amam seus trabalhos? Crie conexões com novas pessoas fazendo coisas interessantes. Dê uma olhada em classificados, em quadros de avisos de lojas, frequente mais cafeterias e livrarias, a Câmara do Comércio, Twitter, Facebook ou LinkedIn. Encontre pessoas em seu próprio bairro (ou cidade) e não apenas on-line. Faça amizade com elas. Torne-as parte da sua vida. Participem de aventuras juntos. Agendem um jantar semanal ou mesmo um café apenas para falar de coisas bacanas. Ambiente é tudo.

2 – Crie espaço. Se você não tiver espaço para grandes ideias, elas nunca aparecerão. Propósito e paixão não são diferentes. Falta de espaço cria pressão – que mata toda criatividade. E nada exige mais criatividade do que a paixão. Comece aos poucos, com cinco minutos todas as manhãs. Agende uma pausa. Tente caminhar para o trabalho em vez de pegar o ônibus. Não faça várias coisas ao mesmo tempo. Aproxime-se mais da natureza. Apenas seja você mesmo, deixe as coisas fluírem e veja o que acontece. Permita-se sonhar. A paixão prospera no vazio.

3 – Ajude alguém da maneira que você puder. Todos nós temos dons e talentos naturais que podem ajudar dramaticamente aqueles que nos cercam. O que é fácil para você pode ser difícil para outros – e vice-versa. Tendemos a encarar isso como definitivo, dificilmente notando nossos próprios dons e raramente compartilhando-os com os outros. A paixão vem do uso dos nossos dons como rotina. Pergunte a si mesmo: “Pelo que as pessoas me agradeceriam”? O que costumam pedir para você normalmente? A maioria da paixão das pessoas ajuda os outros de uma forma ou de outra. Talvez para você seja costurar, ensinar matemática às crianças, preparar uma boa refeição ou dar aulas de ioga. Dedique um tempo do seu dia para compartilhar seus talentos.

4 – Mantenha um diário do que inspira e motiva você. Deixe seus pensamentos correrem soltos. Mais importante, mantenha uma contínua lista de coisas que inspiram você. Livros, revistas, filmes, pessoas, produtos, músicas, histórias, carreiras, tudo. Muitas pessoas esbarram em suas paixões quase que diariamente, mas, infelizmente, estão ocupadas demais pensando em suas listas de 197 coisas a fazer para prestarem atenção. Sempre que alguma coisa chamar a sua atenção e o empolgar, abra seu diário e anote. Com o passar dos anos você terá uma boa história sobre como pode gastar seu tempo prazerosamente.

5 – Desafie as regras. Faça perguntas. Não encare as coisas como regras imutáveis apenas porque sempre foram feitas desse jeito. Não fique sem rumo ouvindo opiniões alheias. Questione tudo o que você estiver fazendo e está para fazer, especialmente se não gostar disso. É realmente o que você quer? Está de acordo com quem você é? Talvez haja um caminho melhor. E geralmente há.

6 – Aterrorize-se: Saia da sua zona de conforto. Pessoas apaixonadas prosperam mais na incerteza. Se você não está fazendo coisas que realmente te façam chacoalhar, você está morrendo, não está aprendendo nada e está entediado até os ossos. Nada disso é bom. Faça algo no mínimo desconfortável diariamente. Isso pode ser uma coisa pequena como um telefonema ou mostrar seus dons artísticos para alguém. Seja vulnerável. Há uma correlação muito direta entre ultrapassar os limites e viver de forma épica.

7 – Encontre as razões certas. Se uma pessoa apaixonada é demitida, ela sacode a poeira e se entusiasma com a oportunidade que o emprego perdido pode lhe proporcionar. Você não pode controlar a situação, mas pode controlar sua reação diante dela. Quais os desafios que enfrentou hoje? Como pode reinterpretá-los? As oportunidade mais saborosas geralmente estão muito bem disfarçadas. Perceba-as.

8 – Aprenda algo novo. Torne-se obcecado em aprender tudo o que puder encontrar – novas habilidades, abordagens, ideias, você escolhe. Se lhe interessa, então é importante o bastante para ocupar seu cérebro. Nós devemos alimentar aquilo que nos motiva. Pegue uma revista ou livro que você gosta e leia algumas páginas a caminho do trabalho ou antes de dormir. Pessoas apaixonadas quase sempre têm um livro à mão. As ideias podem ser obtidas em qualquer lugar. Comece a procurar, seja uma esponja para o conhecimento.

9 – Crie um blog. Surpresa! Os blogs são muito mais poderosos do que a maioria das pessoas imagina. Eles são uma maneira simples de expor e compartilhar os pensamentos e crenças pelos quais você é apaixonado, permitindo que as pessoas vejam imediatamente e forneçam feedbacks. Não se preocupe se você não vai ganhar dinheiro ou quem poderá se interessar pelo seu blog. Esse não é o objetivo. O importante é alimentar constantemente os assuntos que lhe interessam.

Às vezes achamos que nosso conhecimento, nossa experiência e nossas ideias não atrairiam a atenção de ninguém. E isso nos impede de começar qualquer coisa relacionada às nossas paixões pessoais. Mas se você deixar esse pensamento de lado e se arriscar, criando um simples blog que seja, verá que não está sozinho no mundo e, com dedicação, criará uma audiência que espera ansiosa pelas suas próximas publicações. Algo banal que você faz todo dia pode se tornar interessantíssimo para outras pessoas. Dê espaço para sua paixão respirar e veja o que acontece.

Sua vida é uma experiência
Tudo o que você faz, tudo o que você tenta, tudo o que funciona ou não funciona, quer você goste ou não, é uma experiência. Está na sua mão decidir se quer aprender com ela. Esta é o exercício diário definitivo.

Teste como você pode ajudar as pessoas. Teste o que te motiva. Teste o que você gosta. Teste o que te assusta. Perceba que se você fizer o que você sempre fez, seus resultados nunca vão mudar.

Viver uma vida de propósitos e paixões é simplesmente isso, um modo de vida. Aqueles que acordam entusiasmados não são os mais sortudos, eles condicionam a si próprios a experimentar e fazer por merecer.

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

  1. Claudinei Costa
    | Responder

    Excelente post Ervilho.. como sempre vc inspirando o dia e já aprendi, fuçar no seu blog e ler posts interessante, também inspiram a vida e está na minha lista de hábitos diários!
    Obrigado pela experiência e sugestões!
    Grande abraço meu amigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.