As vantagens de trabalhar em casa

postado em: Cotidiano 4

Home OfficeTrabalhar em casa é o sonho de muitos. Fazer o famoso home office, criando seu horário de trabalho sem tirar o pijama é realmente tentador. E de fato rumamos para um futuro que aponta o trabalho à distância como alternativa para problemas do cotidiano e aumento da produtividade. Mas é preciso que tanto as empresas quanto os funcionários entendam esse conceito e possam extrair os benefícios que o home office oferece. Para isso, vamos à uma rápida aula de história.

A Revolução Industrial foi um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Ela se iniciou na Inglaterra em meados do século XVIII e expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX. Antes disso, o trabalho era puramente artesanal e transmitido de gerações em gerações. Havia famílias de ferreiros, marceneiros, padeiros, etc. E todos trabalhavam em casa. Os locais de trabalho e lazer – e até religiosos – eram o mesmo. Tudo se resumia à casa, à rua ou a um bairro.

Com a Revolução Industrial, as pessoas saíram de casa para exercer suas profissões nas fábricas.  Dividiram-se os ambientes e a sociedade mudou radicalmente. Surgiram os processos de trabalho, dentre as quais o mais famoso é o de Frederick Taylor, cujo foco era obter eficiência e eficácia operacional. A metodologia de Taylor funciona para fábricas com linhas de produção, onde o trabalho é mecânico e repetitivo. Porém, com o advento das máquinas, o trabalho manual está em extinção e hoje vivemos a era pós-industrial, como relatei em texto anterior. E assim, o conceito de trabalho muda mais uma vez.

Onde antes precisávamos de braços, hoje necessitamos de cérebros. E o cérebro não precisa de horário fixo nem de lugar específico para trabalhar – com a internet, podemos trabalhar para uma empresa na Suíça, nos EUA ou no Japão sem sair de casa. Então, por que não trabalhar para uma empresa no Brasil sem sair de casa?

O conceito de home office ainda engatinha por aqui e está mais associado a profissionais como designers, fotógrafos, músicos ou microempresários. Mas também é possível trabalhar em casa sendo funcionário de uma empresa. O problema é que essa prática é vista com maus olhos por gerentes que ainda vivem na era industrial e acham que a pessoa deve trabalhar em um horário fixo. Ora, por anteceder a luz elétrica, o horário comercial foi criado para aproveitar a luz do sol. Mas Thomas Edison resolveu esse problema.

O home office une o melhor da época artesanal com o melhor da industrial. É claro que trabalhar em casa implica disciplina, atenção e foco. Não vou perder tempo dando dicas óbvias – se você trabalha em casa, use o bom senso. Você é cobrado por resultados e não por horas na frente do micro. Se não consegue entender isso, então é melhor ter um chefe te cobrando.

Para as empresas o home office traz alguns benefícios como a economia de energia, redução de espaço físico, de móveis, etc. Sem falar em ruas mais limpas, menos congestionamentos e por aí vai. Claro, presumindo que grande parte da cidade trabalhe em casa. Mas eu não sou favorável a se trabalhar 100% do tempo em casa. O contato com outras pessoas é imprescindível para o aprimoramento pessoal e profissional. Acho que o ideal é revezar o trabalho em casa com o escritório. Na Microsoft, metade da nossa equipe faz home office às sextas-feiras e a outra metade vai para o escritório. Na semana seguinte, invertemos. Ou seja, a cada 15 dias eu trabalho de casa. Parece pouco, mas esses dias em casa são mais produtivos, pois me permitem adiantar trabalhos que a correria habitual não deixa.

Enfim, listo a seguir alguns prós e contras do home office. Cada item por si só não é definitivo, mas deve ser pesado na hora da escolha do local de trabalho.

PRÓSCONTRAS
  • Definição do próprio horário de trabalho
  • Elimina tempo com locomoção
  • Economia com transporte e refeição
  • Maior presença na educação dos filhos
  • Melhor integração com a família
  • Elimina necessidade de babás e faxineiras
  • Melhor gerenciamento de tempo para estudos e lazer
  • Possibilidade de obter mais trabalhos como freelancer
  • Aumento da qualidade de vida
  • Menos interação social
  • Menor visibilidade para os chefes
  • Menores chances de receber um aumento
  • Diminuição do interesse de atualização profissional
  • Redução na habilidade de gerenciar pessoas
  • Interferência de assuntos domésticos nos assuntos profissionais
  • Sobrecarga de trabalho

E para atiçar ainda mais sua vontade de trabalhar em casa, publico aqui o link para uma galeria com 50 home offices de fazer inveja.  Dê uma olhada e inspire-se para criar seu próprio canto de trabalho em casa.

 

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

4 Responses

  1. Orlando Flexa
    | Responder

    Por favor, Mr. Geringher! Como faço para convencer meu chefe de que isso é valido e produtivo? levo um dia inteiro pra diagramar duas páginas de jornal no escritório, mas isso se multiplica por 4 qdo estou em casa.
    Mas ele não acredita, e ainda diz q se posso fazer em casa, posso fazer aqui, porque lá estou tecnicamente longe dos olhos do patrão, e eles sempre desconfiam que não estamos fazendo nada.

  2. Emílio Calil
    | Responder

    Por favor, Mr. Geringher! Como faço para convencer meu chefe de que isso é valido e produtivo? levo um dia inteiro pra diagramar duas páginas de jornal no escritório, mas isso se multiplica por 4 qdo estou em casa.
    Mas ele não acredita, e ainda diz q se posso fazer em casa, posso fazer aqui, porque lá estou tecnicamente longe dos olhos do patrão, e eles sempre desconfiam que não estamos fazendo nada.

    @Orlando Flexa:

    Hahahah! É, meu caro, como eu falei, ainda existem pessoas vivendo no século passado, achando que trabalho tem que ser desagradável e que ser chefe significa ficar cobrando. O chefe (ou melhor, o líder) hoje em dia arregaça as mangas e coloca a mão na massa sem pensar duas vezes.

    Mas sobre o home office, acho que, em vez de lutar pra trabalhar 100% de casa, tente ir aos poucos. Sugira ficar em casa 1 dia por semana (ou a cada 15 dias, como eu), e depois mostre um relatório de produtividade. Contra números não há argumentos, não é mesmo?

    Eu mesmo quando trabalho de casa desligo música, TV e tudo o que faça barulho. Fico no silêncio absoluto, assim posso me concentrar em tarefas que consomem mais tempo.

  3. Emerson Freire
    | Responder

    Fantástico. Adorei esse texto. Ainda mais pela aula de história intercalada.
    Um dia quem sabe, trabalharei em casa. Mas eu preferia assim, trabalhar em casa empregado, e tendo os freelas para dinheiro extra.

  4. Lucas José
    | Responder

    Nada como você seguir seu ritmo, se ajustando as obrigações da empresa. Imagino que deva ter horários em que nos sentimos mais produtivos, seguindo nossas próprias etapas e pensando com mais liberdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.